“A idéia de aplicar à paisagem humana algumas das habilidades interpretativas que dispomos ao estudar um romance, um poema, um filme ou um quadro, de tratá-la como uma expressão humana intencional composta de muitas camadas de significados, é claramente estranha para nós. Entretanto, isto é o que me proponho a explorar, sugerindo maneiras de tratar a geografia como uma humanidade e como uma ciência social.”
(DenisCosgrove)
"Os esportes vêm adquirindo magnitude crescente na atualidade, despertando a atenção de diversos ramos da produção científica. A geografia, movida por suas transformações recentes, começa a se debruçar sobre este rico e vasto campo de investigação, disposta a tentar oferecer uma contribuição e um "olhar" peculiar."
(Gilmar Mascarenhas de Jesus )
A geografia está nos Gramados
Nesse contexto vamos apresentar uma série de textos e curiosidades, a partir de um olhar crítico geográfico, sobre a influência mútua do futebol sobre a população mundial, desde a modificação do espaço e atribuição de determinados sentidos a eles, às diferentes relações entre os indivíduos envolvidos com tal prática esportiva e os desdobramentos políticos e sociais que este acarreta.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
A Globalização do Futebol
A ascensão e expansão do futebol em âmbito global – até conquistar a última fronteira, a Ásia - ocorreu ao longo de todo seu desenvolvimento, no século XX, junto aos diversos países que o albergavam, em decorrência da influência econômica e social dos ingleses.
Com efeito, o que antes era tido como esporte de elite burguês, nas últimas décadas do século passado e na presente, agora se mostra permeável e susceptível às inferências da globalização e sua transposição de conceitos e critérios exclusivistas.
A fase atual, de incerteza, está marcada pela instabilidade das relações internacionais entre os demais pontos de referência básicos das etapas anteriores. Jogadores convertidos em estrelas de brilho internacional; técnicos, executivos e agentes com apelo midiático global; clubes com marca de reputação internacional vérsus seleções nacionais abaladas por falta de coesão e identidade nacional como outrora; multiplicidade de atores e instituições que tentam comandar a política e a administração do futebol no mundo: eis o panorama atual.
"Rodrigo Barp"

O blog ficou muito criativo e as imagens muito interessantes. Talvez faltou um pouco de ligação com o tema de Introdução a Ciência Geográfica, mas estão de parabéns.
ResponderExcluirdescordo de seu comentario pois o tema q foi pedido foi a geografia esta em td parte .. e como o blog limitase a esplicar a geografia inseridade no futebol achei muito criativo e bem enterado do contexto!
ResponderExcluirA ideia do blog é muito boa... original e revoluciónaria em relação à outros temas, porém, faltou conteúdo que realmente liga os esportes à Geografia.
ResponderExcluireu não acho que tem haver geografia e futebol mais o blog foi bem montado
ResponderExcluirAcredito que a geografia está em todo lugar, no futebol também, quem disser o contrário é porque não sabe o que é geografia. A expansão capitalista bem como a desterritorialização também é visível no futebol, os clubes na sua maioria não possuem identidade cultural é apenas um empreendimento, tanto é que vários clubes pertencem a empresários, até árabes estão nesse ramo. O futebol hoje se parece mais com uma rede, as relações estão explícitas, o mercado da bola tão comentado, é um exemplo claro. A própria qualidade desse esporte se modificou, hoje não importa mais o futebol arte mas os resultados, os donos de clubes querem resultado e não só espetáculo.
ResponderExcluir