“A idéia de aplicar à paisagem humana algumas das habilidades interpretativas que dispomos ao estudar um romance, um poema, um filme ou um quadro, de tratá-la como uma expressão humana intencional composta de muitas camadas de significados, é claramente estranha para nós. Entretanto, isto é o que me proponho a explorar, sugerindo maneiras de tratar a geografia como uma humanidade e como uma ciência social.”
(DenisCosgrove)
"Os esportes vêm adquirindo magnitude crescente na atualidade, despertando a atenção de diversos ramos da produção científica. A geografia, movida por suas transformações recentes, começa a se debruçar sobre este rico e vasto campo de investigação, disposta a tentar oferecer uma contribuição e um "olhar" peculiar."
(Gilmar Mascarenhas de Jesus )
A geografia está nos Gramados
Nesse contexto vamos apresentar uma série de textos e curiosidades, a partir de um olhar crítico geográfico, sobre a influência mútua do futebol sobre a população mundial, desde a modificação do espaço e atribuição de determinados sentidos a eles, às diferentes relações entre os indivíduos envolvidos com tal prática esportiva e os desdobramentos políticos e sociais que este acarreta.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Os Rótulos no Futebol Brasileiro
Dizer que todo flamenguista e corinthianos são negros ou pobres e favelados, que todo botafoquense é velho ou que todo tricolor é intelectual. Até que ponto isso é verídico ou não tem nada a ver?
Todos os times tem torcidas em todas as camadas sociais da população, não só no Brasil como no mundo todo, essa necessidade de se rotular uma equipe ou um torcedor faz parte da cultura futebolistica mas não é necessariamente verídica, o que se percebe é uma coisa entre os próprios torcedores, que de certa forma a imprensa acaba contribuindo para essa rotulação feita.
Talvez uma torcida de um modo em geral pode ser considerada mais fanática que a outra como é o caso dos grades times de Belo Horizonte, onde dizem que a "Massa atleticana", é mais fanática que a "torcida celeste" talvez este fato possa ser comprovado pela presença de publico nos estádios, mas dai a dizer que não existe um cruzeirense tão fanático quanto alguns atleticanos é pura bobagem, tudo isso faz parte da cutura futebolistica de se rotular os torcedores e o futebol de um modo em geral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário