“A idéia de aplicar à paisagem humana algumas das habilidades interpretativas que dispomos ao estudar um romance, um poema, um filme ou um quadro, de tratá-la como uma expressão humana intencional composta de muitas camadas de significados, é claramente estranha para nós. Entretanto, isto é o que me proponho a explorar, sugerindo maneiras de tratar a geografia como uma humanidade e como uma ciência social.”
(DenisCosgrove)
"Os esportes vêm adquirindo magnitude crescente na atualidade, despertando a atenção de diversos ramos da produção científica. A geografia, movida por suas transformações recentes, começa a se debruçar sobre este rico e vasto campo de investigação, disposta a tentar oferecer uma contribuição e um "olhar" peculiar."
(Gilmar Mascarenhas de Jesus )
A geografia está nos Gramados
Nesse contexto vamos apresentar uma série de textos e curiosidades, a partir de um olhar crítico geográfico, sobre a influência mútua do futebol sobre a população mundial, desde a modificação do espaço e atribuição de determinados sentidos a eles, às diferentes relações entre os indivíduos envolvidos com tal prática esportiva e os desdobramentos políticos e sociais que este acarreta.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Quando Histórias de Vida se Tornam paixões Nacionais
Um dos motivos da popularidade do Schalke, é que no passado muitos de seus jogadores eram também mineiros, numa cidade em que esta atividade econômica foi muito importante e fundamental no seu desenvolvimento. Ainda nos dias atuais, os jogadores do Schalke fazem visitas as profundezas das minas, como forma de manter a proximidade com a história do clube e com seus torcedores.
A história do Schalke 04 faz com que ele seja admirado em todo o país o tornando o time de maior torcida nacional mesmo sendo de uma cidade com população de 275 mil habitantes, além de terem equipes com muito mais títulos e de cidades muito maiores como o Bayer de Munique (FC Bayern Munich), uma das maiores provas de que no futebol não há lógica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário