A geografia está em toda parte...

“A idéia de aplicar à paisagem humana algumas das habilidades interpretativas que dispomos ao estudar um romance, um poema, um filme ou um quadro, de tratá-la como uma expressão humana intencional composta de muitas camadas de significados, é claramente estranha para nós. Entretanto, isto é o que me proponho a explorar, sugerindo maneiras de tratar a geografia como uma humanidade e como uma ciência social.”
(DenisCosgrove)


"Os esportes vêm adquirindo magnitude crescente na atualidade, despertando a atenção de diversos ramos da produção científica. A geografia, movida por suas transformações recentes, começa a se debruçar sobre este rico e vasto campo de investigação, disposta a tentar oferecer uma contribuição e um "olhar" peculiar."
(Gilmar Mascarenhas de Jesus )



A geografia está nos Gramados

Nesse contexto vamos apresentar uma série de textos e curiosidades, a partir de um olhar crítico geográfico, sobre a influência mútua do futebol sobre a população mundial, desde a modificação do espaço e atribuição de determinados sentidos a eles, às diferentes relações entre os indivíduos envolvidos com tal prática esportiva e os desdobramentos políticos e sociais que este acarreta.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Mesmo lugar e com dois nomes?


O estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, situa-se na cidade de Milão, na Itália. Neste estádio jogam dois dos maiores clubes do futebol italiano, a Internazionale (Football Club Internazionale Milano)e o Milan (Associazione Calcio Milan), e durante alguns anos foi o maior estádio do mundo.
O estádio começou a ser construído em 1925, sendo inaugurado em 19 de Setembro de 1926 com o jogo Internazionale 6 x 3 Milan, no distrito de San Siro, daí o nome do estádio. O custo da obra na época foi de cerca de 5 milhões de libras, o equivalente a 3,5 bilhões de euros hoje.
Durante anos era o estádio do Milan. Só mais tarde, em 1947, a Internazionale começou a jogar no estádio. No dia 03 de março de 1980, o estádio foi rebatizado oficialmente como Giuseppe Meazza em homenagem a um jogador, ídolo das duas torcidas, morto um ano antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário