“A idéia de aplicar à paisagem humana algumas das habilidades interpretativas que dispomos ao estudar um romance, um poema, um filme ou um quadro, de tratá-la como uma expressão humana intencional composta de muitas camadas de significados, é claramente estranha para nós. Entretanto, isto é o que me proponho a explorar, sugerindo maneiras de tratar a geografia como uma humanidade e como uma ciência social.”
(DenisCosgrove)
"Os esportes vêm adquirindo magnitude crescente na atualidade, despertando a atenção de diversos ramos da produção científica. A geografia, movida por suas transformações recentes, começa a se debruçar sobre este rico e vasto campo de investigação, disposta a tentar oferecer uma contribuição e um "olhar" peculiar."
(Gilmar Mascarenhas de Jesus )
A geografia está nos Gramados
Nesse contexto vamos apresentar uma série de textos e curiosidades, a partir de um olhar crítico geográfico, sobre a influência mútua do futebol sobre a população mundial, desde a modificação do espaço e atribuição de determinados sentidos a eles, às diferentes relações entre os indivíduos envolvidos com tal prática esportiva e os desdobramentos políticos e sociais que este acarreta.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
O Capitalismo do Futebol
Dados comprovam que o lucro da FIFA com a copa da África do Sul foi 50% maior que o da Alemanha, outros dados dizem que a copa de 2014 terá como comsequência um lucro até 70% superior ao da copa de 2010, lucro esse destinado aos cófres da entidade máxima do futebol.

O assunto tratdo neste blog, é muito interessante tanto para nós, futuros geógrafos, quanto para os demais leitores, principalmente pelo fato de o Brasil ser a sede da próxima Copa do Mundo além das Olimíadas de 2016. Precisamos despertar para a globalização e capitalização do esporte (principalmente o futebol), tão evidente nos meios de comunicação e na sociedade em geral.
ResponderExcluirNós da Geotransp achamos muito interessante esse blog, ele é de fundamental importancia para nós brasileiros visto que aqui é o país do futebol. Essa postagem foi muito bem escolhida pois evidencia claramente um contexto capitalista no futebol e o propio Brasil é alvo de ricos árabes e europeus que levam nossas jóias para atuar em seus paises sem deixar escolha para as diretorias dos clubes por onde eles atuam.
ResponderExcluir